Partilhar...

Hoje fui à consulta de Medicina Física e Reabilitação.
Como já tinha referido no post anterior, tenho andado com muitas dores no braço de tal forma que já nem os analgésicos atenuam as dores. Agora vou aguardar para realizar exames mais específicos par saber ao certo o porquê destas dores.

Depois da consulta, foi-me apresentada uma jovem, tal como eu! Uma linda jovem de 25 anos que infelizmente foi "apanhada" pela mesma doença.

É incrível como cada vez mais aparecem jovens com esta patologia e o mais triste e imperdoável de tudo isto é saber que muitas destas jovens são mal acompanhadas pelos seus Médicos de Família, que simplesmente desvalorizam o facto de a idade não corresponder a uma patologia deste grau, o que de facto é completamente errado. Não querendo dizer com isto que os Médicos de Família são maus profissionais, mas como em todas as classes, existem bons e menos bons profissionais.

Voltando a esta jovem que conheci, tenho a dizer que gostei de ver a força e a vontade que ela demonstrou em vencer esta luta. Tem consciência que vai ser uma luta difícil mas que é para vencer. Como é normal quis saber como foi o meu trajecto e recolher alguns conselhos que tive todo o gosto em partilhar.

Há um facto que ainda não abordei no meu blog e que hoje depois de ter conversado com a C***, achei oportuno referir aqui.

Quando soube que teria que fazer Quimioterapia e saber os riscos que correria de ficar infértil, procurei ajuda junto da Médica de Ginecologia no IPO, que me falou da existência de uma Clínica em Vigo que faziam “Criopreservação de Ovocitos”(no post seguinte explico em que consiste). Recorri aos serviços dessa mesma Clínica onde me explicaram todo o procedimento e clarificaram-me quanto ao facto de não ser prejudicial para mim o tratamento hormonal que teria que fazer para colher os óvulos.
Mesmo assim, estando esclarecida, procurei aconselhamento junto do meu Médico no IPO que procurou saber mais informações sobre esta técnica, chegando á conclusão de que este não seria prejudicial para o meu caso em concreto.

Para terem uma noção, o estado Espanhol comparticipa este tratamento a todas as mulheres com doença oncológica.

Infelizmente ainda existem Médicos Portugueses inclusive no IPO, que não concordam com esta técnica.

Tenho neste momento Óvulos congelados, um futuro assegurado (no que diz respeito à fertilidade) e posso concluir, que este tratamento que fui submetida foi um êxito.

Depois da conversa com esta “companheira”, fui visitar os mais “pequeninos” à Pediatria e levei comigo mais tecidos para fazer os ” lençinhos”.
Encontrei duas “princezinhas” lindas com apenas 2 aninhos…
Estive a brincar com elas e só depois disso e de ter conseguido vários sorrisos, consegui despedir-me e ir à minha outra consulta.

Faz-me tão bem visitá-las…

1 comentário:

Anónimo disse...

Relativamente às dores, sugiro vivamente o recurso à Medicina Tradicional Chinesa. No IPO Porto trabalha um Enfermeiro, José Carlos Pimentel, que, melhor do que ninguém, pode informar sobre a utilidade nesta situação. Ele vem a Braga uma vez por semana. Não sei o Serviço onde trabalha mas não deve ser difícil encontrá-lo. Já lá está há muito tempo.
Bj
Fernando